Usuarios On-line






quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Governo do Estado anuncia patrocínio para clubes do Cearense Série B

Na manhã desta quarta-feira (21), o vice-presidente da Federação Cearense de Futebol, Eudes Bringel, participou de reunião na Secretaria do Esporte do Estado do Ceará, juntamente com o titular da pasta, Euler Barbosa, e representantes dos 10 clubes que disputarão a Segunda Divisão do Campeonato Cearense em 2018. Em pauta, o patrocínio concedido pelo Governo do Estado, por meio da Sesporte, para os clubes que disputarão a Segunda Divisão Estadual. No encontro, o secretário explanou sobre o projeto e garantiu apoio financeiro às equipes participantes da Série B deste ano.

Além disso, foi explanado também sobre a Lei de Incentivo ao Esporte. Inaugurada no final do ano passado pela Sesporte, a Lei tem como objetivo ajudar as entidades de prática esportiva a atrair patrocínios para viabilizar os custos das competições estaduais. O presidente e o vice da FCF, Mauro Carmélio e Eudes Bringel, como integrantes do Conselho do Desporto do Estado do Ceará, garantiram apoio aos clubes com o planejamento dos projetos.

A lei funciona assim: o Estado deixa de arrecadar uma parte do ICMS para que a empresa faça a doação do recurso ao clube ou entidade de prática. Euler Barbosa, secretário do Esporte do Estado do Ceará, fala sobre o diferencial dessa lei: “Esse projeto vale ouro porque, ao contrário da Lei Federal, que é um tanto burocrática, nossa iniciativa vai atrair empresários devido a facilidade em investir no esporte. O processo pode ser resolvido tanto aqui na Sesporte como na SEFAZ (Secretaria da Fazenda). O próximo edital será lançado em março e vai abrir um novo ciclo de projetos”.


Euler Barbosa falou, também, do apoio concedido em prol do futebol cearense: “Nós iniciamos hoje uma parceria importante. Antes dessa reunião, até, nós sentamos com o presidente Mauro Carmélio para combinar esse repasse, que é um incentivo direto do Estado ao esporte profissional, começando pela Série B. O governador se sensibilizou e autorizou o apoio. Agora a gente vai se organizar e definir como que vai ser repassada essa verba. Além disso, apresentamos aqui também o apoio através da Lei de Incentivo ao Esporte, que disponibilizará verba para projetos voltados para a formação de base e continuada, para podermos usar esse trabalho dos clubes no combate à violência no nosso estado”.

“É muito importante para o futebol cearense o fato do Governo do Estado estar fomentando o esporte e ajudando os clubes da Série B do Campeonato Cearense neste primeiro momento, mas nós já conversamos inclusive com o secretário Euler Barbosa para levar até o governador que esse apoio seja estendido também para a Primeira e para a Terceira Divisão, onde os clubes também têm dificuldades financeiras. O secretário, de pronto, se mostrou solícito com a situação e afirmou que, num segundo momento, discutiria também esse assunto do apoio aos outros clubes”, afirmou Eudes Bringel, vice-presidente da FCF.

Carlos Lima, presidente do Centro Esportivo União, se mostrou otimista em relação às deliberações realizadas durante a reunião: “Para nós, representantes dos clubes da Série B, é algo que veio de uma forma muito agradável, vai nos ajudar bastante. Queremos agradecer aqui ao governador do Estado, Camilo Santana, ao Euler Barbosa, secretário do Esporte do Estado, e a representação da FCF, na pessoa do Eudes Bringel, por terem nos dando essa oportunidade de apresentar os nossos problemas, as nossas dificuldades, e também por ouvirem com sensibilidade e liberarem essa verba que, para nós, vai ser de grande ajuda”.